Explorando as práticas de avaliação empresarial
Tratam-se de práticas comumente utilizadas com o objetivo de investigar e avaliar uma empresa antes de iniciar uma transação comercial significativa, tais como operações complexas de aquisições, fusões, investimentos ou parcerias estratégicas.
Distinção entre Due Diligence e Auditoria Corporativa
Embora frequentemente interligadas, a Due Diligence e a Auditoria Corporativa como processos de avaliação de riscos e oportunidades para as empresas, possuem objetivos distintos e metodologias específicas.
Entendendo a Due Diligence
A Due Diligence é uma investigação completa e sistemática de uma empresa, seus ativos, passivos e desempenho histórico, cujo propósito é a identificação de oportunidades, riscos e questões legais ou financeiras que possam afetar a decisão de investimento.
Esses são os componentes da Due Diligence:
- Financeiro: Análise das demonstrações financeiras, fluxo de caixa e projeções futuras.
- Jurídico: Exame de contratos, litígios pendentes, questões regulatórias e conformidade legal.
- Operacional: Avaliação de processos, cadeia de suprimentos, recursos humanos e tecnologia.
- Comercial: Análise de mercado, concorrência, clientes e estratégias de vendas.
Entendendo a Auditoria Corporativa
Já a Auditoria Corporativa é um processo de verificação independente, das informações financeiras de uma empresa, sendo conduzida por auditores internos ou externos tendo como objetivo principal a garantia, precisão e confiabilidade das demonstrações financeiras, conforme os padrões contábeis da sociedade empresarial.
Os elementos da Auditoria Corporativa são:
- Revisão das demonstrações financeiras: Exame detalhado do balanço patrimonial, demonstração de resultados e demonstração dos fluxos de caixa.
- Avaliação de controles internos: Verificação da eficácia dos controles internos financeiros e operacionais da empresa.
- Testes substantivos: Testes para validar saldos de contas específicas e transações relevantes.
- Relatório de auditoria: Documentação dos achados da auditoria e opinião sobre a precisão das demonstrações financeiras.
Principais diferenças e abordagens
Quanto as principais diferenças entre estas duas práticas de avaliação de uma empresa, pode-se dizer que a due diligence é focalizada na análise de risco com base em todos os dados possíveis e disponíveis, cujo procedimento geralmente é feito por partes interessadas internas ou externas à empresa.
Ao passo que a auditoria não tem esse intuito já que faz sua análise com base em amostragens e o seu processo é tecnicamente contábil, e geralmente é conduzida por auditores independentes, garantindo imparcialidade e objetividade na consecução dos trabalhos.
Fortalecendo a empresa
Portanto, ambos os mecanismos desempenham papéis fundamentais e imprescindíveis para o fortalecimento da empresa e sua sustentação, visando mitigar riscos e garantir ao empresário uma transação comercial segura e sólida, protegendo os seus interesses e negócios com base em um processo eficiente e duradouro.
Por Dr Ricardo Arcanjo